Hermelindo Fiaminghi

1950

Conhece o artista plástico e designer polonês Leopold Haar, que lhe apresenta o construtivismo, e os artistas Malevich, Kandinski, Pevsner e Moholy Nagy.

1949

Assume o cargo de diretor de arte da Lintas International Advertising, dedicando-se a programação visual publicitária da Gessy-Lever até 1952.

Conhece Joaquim Alves, desenhista publicitário, que o estimula a pintar e juntos saem para desenhar nas ruas de São Paulo.

Leitor das principais publicações estrangeiras da área, a exemplo da moderna revista Art & Industry, o que lhe assegura informação atualizada sobre as contribuições da arte gráfica, destacando o trabalho dos designers e fotógrafos contemporâneos.

1946

Cria sua própria empresa gráfica, o Graphstudio Ltda., que vende em 1948. Na mesma época faz curso de publicidade na Associação Paulista de Propaganda e frequenta o curso de Ciências e Letras Inglesa ( Redschow School ).

1945

Ingressa na Indústria Gráfica Siqueira Salles Oliveira & Cia.

1944

Trabalha na gráfica Graphicars F.Lanzara.

1942

Torna-se aluno do pintor Angelo Simeone na Associação Paulista de Belas Artes, outro grande incentivador de Fiaminghi.

1941

Como litógrafo, trabalha até 1944 na Companhia Lithográfica Ypiranga. Acompanha com deslumbramento Lasar Segall executando as litografias da série Mangue.

1940

Trabalha no ateliê da litografia Benazzato.

1939

Frequenta até 1941 o curso de pintura e história da arte ( descobrindo os artistas Cézanne, Monet, Van Gogh, entre outros ) ministrados no ateliê de Waldemar da Costa ( avenida Brigadeiro Luís Antônio), onde conhece a futura pintora Maria Leontina. Incentivado por Waldemar da Costa, pinta nos arredores de São Paulo, executando aquela que considera sua primeira pintura, um óleo sobre tela intitulado Paisagem do Alto do Ipiranga.

1936

Em março, Francisco Gheraldi o contrata para trabalhar na Companhia Melhoramentos,    inicialmente no departamento de ilustração de livros e, em seguida, no setor de litografia artesanal, permanecendo na empresa até 1939.

Conhece o então litógrafo Giovanni Oppido, que lhe desperta um desejo intenso de ser pintor.

Por seis meses, frequenta o curso particular de desenho de Giglio ( professor de desenho e pintor de porcelana ) e o curso geral de artes do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, onde conhece Lothar Charoux. No decorrer de sua permanência no Liceu, que vai até 1941, acompanha todos os cursos oferecidos, estudando pintura acadêmica junto com Odetto Guersoni. Mais tarde, destacará que os cursos de geometria e os de Waldemar da Costa foram os mais significativos para sua formação.